Benefícios da Música no Desenvolvimento Infantil

Pesquisas realizadas em vários países afirmam os benefícios da música no desenvolvimento infantil.

Tem ainda estudos que comprovam o desenvolvimento de reações a estímulos sonoros de bebês ainda no útero materno.

 

Não só isso, mas foi comprovado em estudos que bebês ficam mais tranquilos quando são expostos a melodias serenas, como as cantigas de ninar melodiosas que os pais cantam para ninar.

 

Algo semelhante acontece com a música clássica. É um estilo musical muito indicado para tranquilizar bebês, pois os ritmos se assemelham ao ritmo cardíaco em repouso, que causa na criança uma sensação semelhante a de estar próxima ao coração da mãe.

O mesmo acontece com o rock, só que do contrário, esse estilo musical tende a deixá-las mais agitadas.

 

“A linguagem musical é herança cultural de toda a história da humanidade e deve ser aproveitada, cada vez mais, na escola de educação infantil e na educação como um todo.”

-João Beauclair

 

Profissionais de psicopedagogia clínica utilizam música para trabalharem com crianças com dificuldades de aprendizado.

 

Claro que a música deve ser usada com discernimento, Beauclair diz que:

“Aos pais cabe a tarefa de usar o bom senso. Fugir dos modismos musicais talvez seja uma boa saída, oferecendo a seu filho cantigas de ninar, músicas folclóricas, música sacra, jazz, música popular brasileira, tudo o que tem qualidade é válido.”

 

Mas os benefícios vão além disso, alguns pontos como:

Expressão Corporal

O contato com a música, em todos nós nos gera quase que uma necessidade de se movimentar e isso não é diferente nas crianças, seja com expressões demonstrando o que elas sentem ao ouvir uma música, cantando e gesticulando, fazendo as dancinhas fofas que só as crianças sabem fazer ou até na realização de movimentos mais refinados, como batucar no ritmo da música ou bater palma.

 

 

Coordenação Motora

Um fato muito interessante, mas só o fato de uma criança conseguir segurar direito um instrumento musical já é um sinal do desenvolvimento e exercício de suas funções de motricidade fina, capacidade que permite o uso de pequenos músculos do corpo e a motricidade grossa, que é a utilização dos músculos grandes como para movimentos os braços e outros membros.

 

Instrumentos de cordas, piano e bateria são excelentes para trabalhar essas habilidades, pois são instrumentos que exigem que as mãos e membros executem ações diferentes ao mesmo tempo.

 

E esse aprimoramento da coordenação motora vai aumentando com o tempo. É uma conquista que a criança alcança com esforço e trabalho, além de ser um benefício que ela leva para a vida toda.

 

 

Foco

O estudo da música exige foco e dedicação para ter um aprendizado de qualidade. E é algo que nossos professores trabalham bastante em nossos alunos.

O estudo da música é muito indicado para tratar em crianças a falta de atenção e foco, como por exemplo em um evento como nossos recitais em que nossos alunos se apresentam em grupo.

Eles precisam ter bastante atenção e foco para realizar suas atividades musicais.

 

Criatividade

Em todas as áreas de nossas vidas nós precisamos de criatividade para nos destacarmos e superarmos desafios, e na música isso não é diferente. Com exercícios e muitos estímulos nossos alunos desenvolvem sua criatividade para a criação de arranjos, composições e improvisos.

 

 

Memória

Uma pesquisa foi realizada pela Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, com uma turma de 60 alunos, entre 6 e 9 anos, 29 desses alunos tinham contato com o estudo de música. Nessa pesquisa foi constatado que esse contato com a música permite, entre outras habilidades, o desenvolvimento da memória.

Alguns elementos presente na música como timbre, tempo e tom, foram importantes para que essas crianças desenvolvessem a memória mais rápido que as demais.

Outros elementos como afinar um instrumento, aprender notas e acordes, tudo na música exercita sua memória.

 

 

Contato

Ainda tem dúvidas? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você

 







WhatsApp