5 Passos Para Aprender Teoria Musical Agora.

Aprender Teoria Musical, se tornou essencial para um músico. O mercado musical está muito concorrido e se você não estiver preparado, você vai ficar pra trás mesmo tendo talento. Já reparou quanta gente talentosa, esta por ai batendo cabeça? Algumas até desistem da música, por que não conseguem viver de música. Muitos acabam não conseguindo tirar seu próprio sustento da música.
Você deve ter algum amigo ou amiga, que toca um instrumento musical mas não sabe teoria.  Repare como ele se sente limitado, por não saber teoria musical. Pergunte o nome do acorde que ele está tocando, ou como ele é formado. Mas por favor, não faça isso para humilhar o seu amigo. Faça para ajudar o seu amigo a melhorar e incentiva-lo a estudar. Pois se ele que viver de música, vai precisar disso.
Você deve começar agora, se deseja viver de música ou ser um bom músico.

1º Passo – Ter um objetivo para estudar Teoria Musical.

A primeira coisa que você deve fazer, é ter um objetivo musical em mente. Como assim, objetivo musical?

 

• Objetivo musical é, simplesmente, saber onde quer chegar com a música.
• Se você quer ser um músico famoso.
• Quer apenas tocar e ganhar seu dinheiro.
• Quer ser um professor de música, e dar aulas em escolas ou até mesmo em uma faculdade.
• Quer só dar suas aulas particulares.

• Entre outros.

 

Existem diversas possibilidades nas quais você pode atuar profissionalmente com a música. E a partir disso, você começa a traçar metas para conquistá-las. Pois depois que você já definiu seu objetivo, é preciso saber como estudar teoria musical de maneira efetiva e sem perder tempo.

Na Elite Musical você não estuda teoria musical sozinho. Aqui você sempre estuda em grupo com material didático elaborado para seu melhor desempenho e absorção.

 

Soundfly GIF - Find & Share on GIPHY

 

 

2º Passo – Como estudar Teoria Musical corretamente e não perder  tempo

.
Muitas das vezes perdemos tempo, estudando da maneira errada e nem percebemos. Passamos noites inteiras estudando, achando que quanto mais estudarmos, mais teremos um resultado rápido. Por isso tem gente que até passa a madrugada estudando. Mas será que mais tempo de estudo, significa resultado mais rápido?

Se você reparar os grandes atletas olímpicos, eles treinam muito. E por isso eles conseguem um resultado melhor que os outros atletas. Mas como treinar ou estudar bastante, se mal tenho tempo para ficar em casa? Não se preocupe, nós sabemos como você vai poder fazer isso. Para obter êxito nesta tarefa é indispensável ter seus estudos pautados em uma metodologia coesa capaz de guiar com eficiência seus estudos.

Nossa metodologia é o caminho para você aprender a organizar os seus estudos musicais e dessa forma conseguir um resultado, mais rápido estudando pouco tempo. Por que, por mais que você estude muito tempo, ou pouco tempo, é preciso saber estudar Teoria Musical da maneira correta para não ficar perdendo o seu tempo.

 

 

 

3º Passo –  Conseguir tirar músicas de ouvido bem mais rápido.

Muitos músicos querem tirar música de ouvido mas não querem nem ouvir falar de Teoria Musical. Mesmo que seja teoria musical para iniciantes, eles tem a ligeira impressão que:

• Tocar de ouvido é melhor que saber teoria musical.
• Quem toca de ouvido, toca melhor.
• Aprender teoria musical toma muito tempo.
• Pra que serve teoria se ele já toca de ouvido.
Mas uma coisa que eles não sabem, é que quem sabe teoria:
• Tira musica de ouvido bem mais rápido, por que conhece o campo harmônico.
• Tem mais facilidade de montar qualquer acorde.
• Tira melodias bem mais rápido, por que conhece as escalas e sabe monta-las.
• Consegue até improvisar em cima dos acordes que tirou da música.

 

São infinitas possibilidades que a pessoa que sabe Teoria Musical pode contar. Nós sabemos muito bem disso, por que temos relatos de diversos alunos dizendo que antes só sabiam tirar musicas de ouvido mas que não sabiam nada de teoria musical ou partituras e que se sentiam muito limitados por conta disso.

 

 

 

 

4º Passo – Saber montar escalas e acordes em todos os tons.

Algum tempo atrás, um dos nossos alunos de nível avançado de Teoria Musical testemunhou algo inusitado quando foi à Igreja com sua mãe. Lá ele encontrou um amigo que é tecladista nessa mesma igreja.

O tecladista o chamou para conversar já que sabia que este nosso aluno estudava piano e teoria. Ele, então, pediu para esclarecer, algumas dúvidas que tinha. E uma dessas dúvidas era justamente sobre como montar um acorde e como fazer escalas.  A primeira coisa que veio à sua cabeça ao ser questionado foi: “Como ele não sabe montar acordes se ele estava tocando diversas musicas na igreja?”

Depois, o tecladista explicou que tocava tudo de ouvido. Mas ele não tinha nenhuma noção de como montar os acordes. Isso piorava quando o acorde tinha extensões como nona, décima primeira, décima terceira e assim por diante. Nosso aluno explicou rapidamente a ele como ele iria fazer para montar esses acordes e ele agradeceu muito pela informação.

Essa é a diferença quando se sabe teoria musical. Você aprende a montar acordes e escalas, em todos os tons sem dificuldade. Por mais que ele tenha um ouvido excelente, ele precisa saber a parte teórica de todo o processo para que ele possa evoluir e tirar a frustração de não entender o que está fazendo.

 

É preciso estudar Teoria Musical e eliminar de vez essa frustração. Por mais que já saiba tocar, não sinta esse vazio que a falta de teoria faz na vida de um músico.

 

 

 

5º Passo – Ser um bom músico e ganhar mais conhecimento.

 

Como dizemos no início, todo músico quer ser um bom músico. O mercado da música está muito concorrido. É preciso se destacar da maioria e conquistar o seu espaço. Estudar Teoria Musical pode te proporcionar isso.
Precisamos ser realistas e tomar consciência de que quanto mais conhecimento você tem, mais chances e oportunidades surgem pra você. E no mundo da música não é diferente, tiro isso pela minha vida antes e depois de aprender teoria musical.

 

Você sabe a diferença que a teoria musical faz na vida de muitos músicos como ritmistas?

Antes de saber teoria musical: Ritmista de escola de samba – 50 reais por apresentação.
Depois de saber teoria musical: Jurado de escola de samba – ganhado 25 vezes a mais.

 

Essa é uma diferença absurda do que o aprendizado da teoria musical pode proporcionar. Lógico que é necessário trabalhar duro e aproveitar as oportunidades sem medo. Isso não acontece de um dia para outro. Mas não se preocupe, só depende de você ter coragem também e dar o primeiro passo em direção a uma vida musical melhor, podendo até viver de música se você tem disposição para isso.

 

 

 

Conclusão

Esses são apenas cinco fortes motivos para você começar a estudar Teoria Musical e mudar o seu nível musical, evoluir e passar para o próximo estagio. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com a coordenação de uma de nossas unidade para saber o que você precisa para iniciar seus estudos.


altamiro fernando teoria musical

Altamiro Fernando

Músico, arranjador, produtor, professor de violão e teoria musical. Trabalha como coordenador e professor na Elite Musical de Duque de Caxias. Além de ser representante oficial da maior rede de escolas de música do Brasil – a Elite Musical.
Contato

Ainda tem dúvidas? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você